O dióxido de carbono é um gás que ajuda a compor o efeito estufa, o que significa que está entre uma família de gases, incluindo vapor de água, ozônio e óxido nitroso. Juntos, estes gases fazem a Terra habitável, através do aumento da eficiência térmica e mantendo a temperatura do planeta estável e adequada para a vida no planeta. O problema com o dióxido de carbono, em particular, é que atualmente na atmosfera existe mais quantidade do que deveria, e como resultado, está a começando a prender muito calor. O calor extra preso pelo número crescente de gases de efeito estufa está levando a um fenômeno chamado aquecimento global.
Muitas coisas geram dióxido de carbono naturalmente, incluindo a respiração, erupções vulcânicas e incêndios. Em um ciclo natural, muito deste composto é absorvido pelas árvores, que utilizam para a produção de sua energia, e também oxigênio como um subproduto. O dióxido de carbono é na verdade um gás de efeito estufa muito importante, e uma parte importante do processo que torna a Terra tão agradável para viver. O valor que está sendo gerado, no entanto, começou a superar a capacidade da Terra lidar com isso no século 20. Como resultado, observou-se um aumento constante do gás atmosférico, e os cientistas também começaram a associá-lo com uma modificação lenta da temperatura global. A diferença de apenas alguns graus na temperatura média anual tem o potencial para ser devastador, e muitos países estão começando a se preocupar com o as quantidades emitidas deste gás.
Duas coisas estão contribuindo para o aumento dos níveis de dióxido de carbono. O primeiro é a produção de grandes quantidades do composto, através da queima de combustíveis fósseis como a gasolina. Os combustíveis fósseis contêm grandes quantidades de carbono, que reage com o oxigênio do ar quando queimado. Uma vez que muitas nações industriais baseiam sua sociedade em indústrias que dependem de combustíveis fósseis, grandes quantidades desse gás acabam sendo geradas. A segunda questão é um declínio em organismos, como árvores e plânctons, que normalmente processam este composto, levando ao equilíbrio. Este também é um problema causado pelas atividades dos seres humanos, que levaram a desmatamento e poluição dos oceanos.
O aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera parece estar relacionado com o aumento da temperatura global. A disputa internacional sobre o aquecimento global não está centrada em se é ou não está acontecendo, na maioria dos casos, mas se é ou não é parte de um ciclo natural. As pessoas que não acreditam no aquecimento global sugerem que o clima global é executado em padrões cíclicos, e a tendência de aquecimento global é um aumento natural na temperatura global, apesar do aumento sem precedentes nos níveis de dióxido de carbono. Os cientistas que estudaram os modelos climáticos antigos, no entanto, argumentam que o aquecimento global está se acelerando rapidamente, e muito mais dramaticamente do que a mudança climática. Estes cientistas acreditam que o aquecimento global está sendo causado por seres humanos, e que as nossas emissões crescentes precisam ser contidas antes que seja tarde demais.
Conheça o MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável