Em 2020, no Dia Mundial do Rim, médicos e representantes de doentes renais se reuniram no plenário do Senado Federal para divulgar a importância do diagnóstico precoce de uma doença que faz cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo.

 

Na ocasião, Marcelo Mazza, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, disse que a doença renal crônica já pode ser considerada epidêmica, visto que atinge um a cada dez adultos, e a incidência vem aumentando.

 

Segundo Marcelo Mazza, 140 mil pessoas dependem de diálise hoje no Brasil, número que cresceu 100% nos últimos dez anos. Mais de 20 mil pacientes entram em hemodiálise todos os anos — com uma alta taxa de mortalidade de 15% ao ano.

 

É por isso que se engana quem pensa que Enfermagem em Nefrologia é um campo bastante específico e restrito de atuação.

 

De 2006 a 2019, o Brasil registrou 778.608 mortes relacionadas à insuficiência renal. Só entre os trabalhadores da agropecuária, o crescimento dos óbitos totais por insuficiência renal foi de quase 300% — de acordo com um estudo liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

 

Mais alarmante ainda é constatar que no curto período de 2018 para 2019 houve um expressivo aumento de 25% das mortes por insuficiência renal entre os trabalhadores da agropecuária.

 

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica informa que o Brasil tem 10 milhões de pessoas com disfunção renal e que o número de doentes dobrou em uma década e a Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que, até o ano de 2040, a insuficiência renal crônica seja a quinta maior causa de mortes em todo o mundo.

 

 

Enfermagem em Nefrologia: grandes oportunidades numa área com poucos especialistas

 

O avanço das doenças renais pressiona por mais especialistas dedicados ao tratamento e a cura de doenças renais e do sistema urinário. Um profissional de enfermagem especializado em Nefrologia tem conhecimentos específicos sobre Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologias do Sistema Urinário para atuar em uma área com poucos profissionais especializados.

 

Com a especialização da Estácio em Enfermagem em Nefrologia você poderá atuar em hospitais e clínicas com atendimento a pessoas com doenças que afetam os rins, o sistema urinário e outras enfermidades nefrológicas.

 

Você terá também os conhecimentos técnicos e teóricos para trabalhar em clínicas de hemodiálise na assistência de enfermagem direta.

 

 

Quer saber mais? Conheça a pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia, faça a sua inscrição e saiba tudo o que é preciso para ser um enfermeiro especialista em Nefrologia.