Doenças oculares são mais ocorrentesno tempo frio e seco


Postado:


Durante épocas frias, é comum que a saúde dos olhos seja a mais afetada pelas baixas temperaturas. Isso acontece porque o tempo frio é propício para o surgimento de sintomas de irritação nos olhos, chegando a triplicar a chance dedoenças oftálmicas. Assim, é comum que os olhos comecem a coçar, arder ou secar.

Entre as principais doenças que acometem a visão durante o outono e o inverno, estão a conjuntivite viral, a síndrome do olho seco, a alergia, a piora do ceratocone (doença da córnea) e até mesmo o surgimento de doenças mais graves, como glaucoma e catarata, pelo uso indiscriminado de medicamentos.

Doenças contagiosascomo a conjuntivitesão mais comuns durante o frio, porque a aglomeração de pessoas em ambientes fechados favorece a proliferação de vírus no ar, o que implica um risco maior para a saúde dos olhos, como a transmissão do vírus da conjuntivite. A doença nada mais é do que uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a face interna das pálpebras, na parte branca do olho. A transmissão acontece principalmente pelas mãos, e os principais grupos de risco são os idosos e as crianças, por terem o sistema imunológico mais frágil. Os sintomas são: pálpebras inchadas, vermelhidão, coceira, ardência, secreção e sensibilidade à luz.

Já os sintomas da síndrome do olho seco são: vermelhidão, visão borrada, sensibilidade à luz e desconforto. Esses sintomas são bastante comuns entre as pessoas que consultam o oftalmologista durante o frio. A síndrome do olho seco é uma alteração na qualidade e na quantidade de lágrimas que compromete a lubrificação natural dos olhos, em decorrência da baixa umidade e do aumento da poluição do ar. Essa disfunção também pode ser ocasionada pelo uso de ar-condicionado, de lentes de contato ou pela exposição a aparelhos eletrônicos.

A síndrome do olho seco também gera uma condição propícia para o surgimento de doenças contagiosas, infecções e inflamações. Nesses casos, recomenda-se o uso de colírios para manter a superfície ocular lubrificada, simulando a lágrima.

Você é profissional de saúde e gostaria de se destacar no mercado de trabalho com um curso de pós-graduação? Conheça as opções de especialização em saúde da Pós Estácio!

 

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019