Um estudo realizado por pesquisador da Universidade de Arizona em Tucson, nos Estados Unidos, mostra que o costume de dormir mais aos fins de semana pode trazer malefícios à saúde.
Durante a conferência SLEEP, que é dedicada a estudos voltados ao sono, a equipe apresentou sua pesquisa e definiu o hábito como "jetlag social". Segundo o estudo, as pessoas que fazem isso sentem efeitos parecidos com o jetlag — a mudança de fuso horário —, como o cansaço, por exemplo.
Os pesquisadores calcularam o "jetlag social" de 984 adultos americanos comparando os horários nos quais eles dormem e acordam ao longo da semana com as informações equivalentes ao fim de semana. Foram levados em consideração ainda o quanto cada participante dormia durante uma semana inteira e se sofria de insônia ou não.
Observou-se que para cada hora de "jetlag social", havia um aumento de 11% de chance dos participantes desenvolverem uma doença cardiovascular. O hábito também foi associado com mau humor, fadiga e cansaço.
"Os médicos geralmente recomendam que seus pacientes pensem em suas dietas e exercícios, mas eu acredito que a pesquisa oferece uma estratégia preventiva adicional", disse a pesquisadora Sierra Forbush, da Universidade de Arizone, em entrevista à New Scientist. "Não é só sobre dormir o suficiente, mas ter um sono regular: o ideal é que as pessoas durmam e acordem no mesmo horário todos os dias da semana."
Boa sorte!