O sono é uma função imprescindível do nosso organismo para manutenção da saúde do corpo e da mente. É importante para o desenvolvimento normal do cérebro e tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória.
 
Quando adormecemos, os batimentos cardíacos também ficam mais lentos e os vasos relaxam, melhorando o fluxo sanguíneo. Além disso, é durante a noite que acontece a regeneração celular e a produção de alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como é o caso da leptina (capaz de controlar a sensação de saciedade), da insulina (retira o açúcar do sangue), do GH (responsável pelo crescimento) e da serotonina (responsável pela sensação do prazer), entre outros.
 
Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que dormem menos têm maior quantidade de glicose no sangue. Além disso, o nível do hormônio insulina fica abaixo do normal. A privação do sono promove aumento de estresse e isso leva à resistência da ação da insulina.
 
Quem sofre de insônia ou acorda muito durante a noite por qualquer distúrbio do sono tende a ficar mais estressado e ter alterações no humor, principalmente no dia da ocorrência do problema. Esse nervosismo, somado ao fato do aumento da glicose, pode levar a mais complicações.
 
Portanto, fique atento sempre! Cuide-se bem e cuide de seu sono! 
 
Saiba mais sobre os nossos cursos de Pós na área da Saúde