Comumente associada ao emagrecimento e à redução de líquido, a drenagem linfática apresenta benefícios na prevenção ou melhora dos sintomas das varizes. Procurar um profissional especializado na realização da técnica de terapia corporal, nesse e outros casos, pode melhorar a realização das funções diárias e evita o surgimento de dores nos membros inferiores.
A função principal da drenagem linfática é a redução do edema (acúmulo de água no tecido subcutâneo), diminuindo o excesso de linfa (líquido orgânico originado no sangue, que circula nos vasos linfáticos). O tratamento elimina as toxinas e ativa a circulação sanguínea, dessa forma, facilitando o retorno do sangue ao organismo.
A prática é realizada através da pressão dos dedos ou mão, com movimentos suaves sobre o caminho dos vasos linfáticos e, também, comprimindo a região dos gânglios nervosos.
Varizes
Os sintomas das varizes são o cansaço das pernas ao longo do dia, cãibras, inchaço e a sensação de peso nas pernas. De modo geral, o problema é hereditário, mas pode ser piorado pelo álcool, o tabaco e o sedentarismo. E caso não seja tratado adequadamente com o angiologista (especialidade médica que cuida das doenças nos vasos sanguíneos e linfáticos), pode ocasionar doenças mais sérias, como a trombose, a embolia pulmonar, a gangrena e infecções.
Vale lembrar que a drenagem é recomendada tanto ao público feminino quanto masculino. E os benefícios são desde a melhora do funcionamento do organismo e redução de líquidos no corpo, até auxílio na qualidade do sono e alívio do estresse, já que a drenagem relaxa os músculos e causa bem-estar emocional nos pacientes.
Aos graduados em cursos da área de Saúde, venham conhecer a Pós em Estética, Massagem e Técnicas Corporais Aplicadas em Bases Nutricionais, ofertada pela Estácio. A turma já está confirmada, mas ainda resta tempo para participar do curso.
Também há a Pós-graduação em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas, que oferece conteúdos relacionados ao tema apresentado.
Inscreva-se!
Fontes: