E você, atira muito?
Em entrevista para a Folha de São Paulo, o escritor e cartunista Maurício de Sousa contou um pouco da trajetória de sua carreira e da sua vida como empresário. Aos 77 anos, o criador da Turma da Mônica revelou que deu a volta por cima com o fim do parque temático, que lhe rendeu uma dívida de 40 milhões, equilibrando os negócios e investindo em outros segmentos.
Ainda em entrevista, o autor carismático disse que já apanhou tanto da vida que se acostumou com a ideia de que pode não dar certo, e que 100% de resultado é acidente. Ele fez uma interessante analogia de que investir é como atirar como uma espingarda de chumbinho, quanto mais vezes você recarregar, maior a chance de acertar algo.
Pode parecer banal, mas esta frase pode ser aplicada a vida de todos nós. Quantas vezes desistimos na primeira tentativa? Quantas vezes nos abalamos após uma falha? Quantas vezes achamos que chegamos longe demais e paramos?
É comum se sentir derrotado após uma demissão, um término de relacionamento, um investimento mal-sucedido, ou até aquela entrevista de emprego que pareceu ter ido bem, mas não houve resposta.
A vida tem seus altos e baixos, e o importante é saber usar cada momento ao seu favor. A cada decepção vem sempre um aprendizado, um crescimento pessoal, por isso devemos tirar proveito destas situações para nosso aprimoramento.
O segredo do sucesso? Não existe uma fórmula correta, mas é um caminho árduo e cheio de escolhas.
Conheça nossos cursos de Pós-graduação!