Educação ambiental: o que é e qual a sua importância para o ensino


Postado:


A educação ambiental é um caminho que temos para alcançar a transformação ambiental, conseguindo, assim, caminhar para um mundo mais ético, humanizado e consciente acerca do meio ambiente. Por isso, vamos falar sobre o que é e qual a importância da educação ambiental.
 
Com a pandemia de Covid-19, a crise ambiental só avançou nesses últimos meses em território brasileiro. De acordo com dados do Global Land Analysis and Discovery (GLAD), houve um aumento de 40% no desmatamento na América Latina
 
Na Amazônia brasileira, segundo o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só entre fevereiro e junho deste ano, os alertas de desmatamento cresceram em 49% em comparação com o mesmo período do ano passado.
 
Dessa forma, está mais do que na hora de começarmos a nos preocupar com o nosso meio ambiente e, para além disso, começar a agir diante desse cenário. Para isso, a educação ambiental é de extrema importância.
 

O que é educação ambiental?

Resumidamente, educação ambiental são todos os processos de ensino-aprendizagem por meio dos quais as pessoas podem construir conhecimentos, habilidades, valores sociais e competências que permeiam a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.
 
Dessa forma, a educação ambiental visa entender os conceitos relacionados com o meio ambiente, a sustentabilidade, a preservação e a conservação ambiental. 
 
São objetivos da educação ambiental:
• Desenvolver consciência e senso crítico nos indivíduos sobre os problemas ambientais.
• Estimular a busca por soluções para as questões ambientais.
• Incentivar um mundo mais sustentável e consciente.
• Possibilitar uma compreensão integrada do meio ambiente e suas relações sociais, culturais e éticas, entre outros.
• Democratizar as informações e os conhecimentos ambientais.
 
Você também pode gostar de:
+ 9 profissões ligadas à preservação do meio ambiente
+ 10 filmes e documentários sobre o meio ambiente
 

Por que a educação ambiental é importante?

Vivemos em um momento em que a degradação ambiental está nos levando para um caminho sem volta. 
 
Com a intensificação da crise ambiental, ocasionada pelo avanço do desmatamento e das queimadas, emissão exacerbada de gases de efeito estufa, alta demanda por alimentos de origem animal, exploração insustentável de terras, entre outros, quanto mais pessoas estiverem envolvidas com as causas ambientais, melhor vai ser para enfrentar essas realidades.
 
Nesse contexto, a educação ambiental é de extrema importância para formar cidadãos mais conscientes e ativos contra a degradação do meio ambiente, justamente porque, no campo da educação, conseguimos promover o aumento de práticas sustentáveis, de modo a reduzir os danos ambientais em diferentes contextos. 
 

Conheça a Pós EAD em Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade

A especialização a distância em Docência da Educação Ambiental tem o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais que já trabalham ou que desejam trabalhar com o ensino-aprendizagem dos processos que envolvem a preservação e a conservação do meio ambiente, com foco no desenvolvimento da cidadania e de um pensamento sustentável.
 
Esse curso de pós é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar em projetos e ações de educação ambiental, em diferentes setores da sociedade, como órgãos públicos, gestão e educação ambiental, educação ambiental nas escolas e organizações não governamentais.
 
São abordados assuntos como contabilidade ambiental, ética ambiental da ecopedagogia, elaboração de práticas educativas, entre outros. 
 
Agora que já sabemos sobre a importância da educação ambiental e sustentabilidade em diversos contextos, fica o convite para o curso online e gratuito sobre Gestão Ambiental, ministrado pelos professores Edgard Joseph Kiriyama e Roberto Luiz Mendonça Garcia.
 
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021