A cerimônia de entrega dos troféus do 11º Prêmio Professores do Brasil aconteceu nesta quinta-feira, 29, no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da Educação substituto, Henrique Sartori. Iniciativa do Ministério da Educação, o Professores do Brasil é a maior premiação voltada à educação básica no país e tem por objetivo reconhecer, divulgar e estimular trabalhos e práticas inovadoras e bem exitosas de profissionais de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula.
 
Ao todo foram 30 vencedores regionais, 20 vencedores de temáticas especiais e seis nacionais. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, viagens, troféus, além de certificados. No total, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país haviam se inscrito para concorrer ao Professores do Brasil.
 
Os vencedores nacionais representam as melhores práticas educacionais escolhidas dentre os 30 vencedores regionais, sendo um por categoria. Foram premiados a nível nacional: Cristiane Santos de Melo (BA), na categoria Creche; Elis Beatriz de Lima Falcão (ES), na categoria Pré-Escola; Luciana Soares Muniz (MG), categoria Ciclo de Alfabetização; Isaias da Silva (PE), categoria Quarto e Quinto Anos; Raquel Santos Zandonadi (SP), categoria Sexto ao Nono Ano e Lilia Cristiane Barbosa de Melo (PA), categoria Ensino Médio. Os vencedores nacionais foram selecionados dentro dos vencedores regionais.
 
Os vencedores nacionais foram escolhidos entre 30 vencedores regionais, representando as melhores práticas educacionais (Foto: André Nery/MEC) “É muito gratificante poder presenciar a experiência de vários professores brasileiros com suas atividades inovadoras, propostas exitosas para a educação pública e poder sentir como isso valoriza o profissional de educação desde a educação infantil até o ensino médio. Então para mim foi muito gratificante saber que nós temos uma prática viva na educação brasileira”, disse Sartori, destacando que a valorização do professor deve ser uma política permanente do Ministério da Educação.
 
Também presente na cerimônia, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole, falou sobre a importância do professor para o crescimento do país. “Os professores ganham de verdade prêmios todos os dias, quando eles olham nos olhos dos alunos e veem que a aprendizagem acontece. Nosso grande prêmio é transformar a educação no país pela aprendizagem dos alunos.”
————————-
 
Se você é professor, quer aprimorar os conhecimentos ou, até mesmo, conhecer uma outra área dentro de seu campo de atuação, confira os cursos de pós-graduação na área da Educação, ofertados pela Estácio.