O que faz um engenheiro de segurança do trabalho?

O engenheiro de segurança do trabalho é essencial para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo segurança e saúde no ambiente de trabalho.

A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais são pautas indispensáveis no mercado, apesar de, muitas vezes, serem mal compreendidas. As empresas devem seguir normas e passar por fiscalizações rigorosas sobre a segurança e bem-estar de seus funcionários. E então entra o trabalho do engenheiro de saúde do trabalho. Esse profissional atua como papel indispensável na saúde dos colaboradores de uma empresa. Mas afinal, o que faz um engenheiro de segurança do trabalho? Leia atentamente o texto a seguir e descubra.

O papel do engenheiro de segurança do trabalho 👷

O engenheiro em segurança do trabalho exerce um papel que vai muito além da fiscalização. Através de uma análise dos riscos presentes no local de trabalho, ele elabora planos de ação e implementa medidas preventivas. O que garante a gestão eficiente da segurança do trabalho, monitorando os resultados e aprimorando continuamente as estratégias de prevenção.

Em caso de acidentes, serão investigadas as causas e, claro, serão criadas medidas para evitar que novos incidentes aconteçam. Um profissional especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho também atua como consultor para empresas, assessorando-as na implementação da legislação e na criação de ambientes cada vez mais seguros.

Dentre as diversas frentes que atua para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores, estão:

Diante de uma profissão tão importante, você deve estar se perguntando quanto ganha um engenheiro de segurança do trabalho. E nós também trouxemos essa resposta. Veja no tópico a seguir.

Quanto ganha um engenheiro de segurança do trabalho? ⚒️

O salário de um engenheiro de segurança do trabalho, como em qualquer outra profissão, irá variar de acordo com diversos fatores, como experiência profissional, localização geográfica, tipo de indústria e nível de especializaçãoSegundo o site Vagas, a média salarial de um engenheiro de segurança do trabalho no Brasil é de R$7.872,00.

E por falar em especialização, depois de saber o que faz e quanto ganha esse profissional, leia o tópico a seguir para descobrir mais uma informação chave.

Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho 🎓

Se o mercado precisa de um profissional indispensável, a Pós Estácio tem o curso ideal para ele. A Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Pós Estácio foi detalhadamente preparada para que os alunos sejam capacitados para lidar com qualquer desafio do ambiente de trabalho moderno. Dentro de uma grade curricular completa, com grandes nomes do mercado, o aluno aprenderá:

  • Práticas atualizadas de prevenção de acidentes e saúde ocupacional;
  • Técnicas avançadas de identificação e análise de riscos;
  • Métodos de implementação de medidas de segurança.

E ainda é possível fazer sua pós graduação no modelo de ensino que mais combina com sua rotina: presencial, com a estrutura moderna das unidades Estácio, ou EAD, com aulas gravadas em alta qualidade, podendo assistir de onde e quando quiser. O mercado de trabalho está esperando por você! Clique aqui e matricule-se na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.