A partir do momento em que são analisadas as capacidades e as habilidades dos colaboradores de uma organização, o setor de Gestão de Pessoas avalia se é necessário exigir mais deles e, em que momento, eles estarão aptos para embarcar em novos desafios. 
 
Em situações gerais, as empresas encontram certas dificuldades em avaliar seus times de colaboradores, manter a motivação deles e potencializar os resultados obtidos. No entanto, até mesmo para agilizar e facilitar este processo existe a metodologia chamada de CHA, que consiste na tríade de competência: Conhecimento, Habilidade e Atitude.
 
*Conhecimento é o saber teórico. É tudo o que se aprende em cursos, leituras e vivências, por exemplo.
 
*Habilidade é o saber fazer, é o conhecimento teórico aplicado na prática. E vale lembrar que esta prática leva ao aperfeiçoamento contínuo.
 
*Atitude é a ação, é o ato de colocar em prática o conhecimento e as habilidades que a pessoa possui. 
 
Esses três pilares precisam estar sempre conectados. Afinal de contas, de que adianta ter conhecimento e habilidades e não ter atitude? Ou vice-versa, contar com atitude forte e definida, mas tomar as ações sem o conhecimento devido? 
 
Neste sentido, uma avaliação mais profunda é de fundamental importância para aprimorar técnicas e habilidades que são específicas de cada colaborador, com o objetivo de alcançar os resultados considerados satisfatórios dentro da organização. 
 
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