De acordo com informações de O Globo e G1, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 tem 6,1 milhões candidatos aptos a realizarem as provas em novembro, informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta terça-feira (30). Outras 1,4 milhão de inscrições ainda podem ou não ser confirmadas após a fase de análise de recursos.
Essas inscrições são gratuitas e não foram aceitas por falta de informações. O Inep informa que esses estudantes podem recorrer da decisão e incluir os dados que faltam. Caso não faça isso, o aluno não poderá fazer o exame.
Até agora, o número de inscritos é menor do que nos dois últimos anos. Em 2016 foram 8,6 milhões de inscrições confirmadas após o pagamento da taxa e em 2015, 7,7 milhões. O recorde histórico de inscrições confirmadas aconteceu em 2014: 8,7 milhões.
Terminaram no último dia 19 as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. Já o prazo para o pagamento da taxa de R$ 82 foi até quarta-feira (24). Neste ano, as provas estão marcadas para serem aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos.
Por que fazer o Enem?
Criado em 1998, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho dos estudantes e abre portas para a Educação Superior, dando acesso a programas educacionais de bolsa de estudos como o Sisu, o Prouni, o Pronatec e também Instituições Portuguesas, além do Fies (Financiamento Estudantil) e de ser usado como ferramenta de seleção por faculdades públicas e particulares.