Engenharia Ferroviária: saiba mais sobre essa área promissora para os profissionais de engenharia

Encarregada de executar e fiscalizar as linhas férreas e metroviárias, a Engenharia Ferroviária é uma área com mercado bastante promissor, pois faz parte do crescimento social do transporte público de um país.

O profissional que atua nesse segmento também trabalha com gerenciamento de projetos, manutenção das vias e matérias rodantes, controle de qualidade e de possíveis acidentes nas malhas viárias, e muito mais.

Atuação do Engenheiro Ferroviário

A necessidade de profissionais especializados na área tem crescido no Brasil, em razão da instalação de novas empresas nesse ramo e, com elas, de novos e modernos projetos de implantação de novas tecnologias e soluções que irão suprir as carências do setor.

Os profissionais especializados em Engenharia Ferroviária têm um vasto campo de atuação, trabalhando com projetos de vias; manutenção de malhas ferroviárias e metroviárias; controle de circulação dos veículos; solução de problemas técnicos; auxílio a maquinistas; dinâmica ferroviária e metroviária; projeção e manutenção de locomotivas, vagões e carros de passeio; bem como manutenção e instalação de vias; preparo de materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários; adequação da sinalização e operação viária; legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários, além de atuar evitando acidentes em trilhos e ruas.

Se você tem interesse em ingressar nesse mercado e dar um up na sua carreira,   CLIQUE AQUI e conheça nosso curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária e as condições especiais que a Pós Estácio preparou pra você!

Mercado de trabalho

O mercado para os especialistas em Engenharia Ferroviária permite, também, a atuação do profissional em atividades interdisciplinares da Engenharia, como:

- Elétrica

- Logística

- Infraestrutura

- De materiais

- Mecânica e mecatrônica

- Metalúrgica

- De produção e de transporte

Por isso, esses profissionais têm um papel socialmente relevante, por garantir segurança e mobilidade urbana, contribuindo com a qualidade de vida e a economia do país. Assim, é importante realizar uma especialização que, de fato, prepare o profissional para se tornar o especialista que o mercado precisa.

Estudos recentes de análises de mercado demonstram que ainda existe uma grande carência de profissionais capacitados para atuar na Engenharia Ferroviária, razão pela qual grandes concessionárias no mundo inteiro têm encontrado dificuldades em encontrar profissionais qualificados.

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária fornece ao profissional que deseja conquistar esse mercado os conhecimentos técnicos, a expertise e as habilidades para o aprimoramento e a execução de projetos que irão destacá-lo na área.

Se você deseja ser esse profissional e conquistar o mercado da Engenharia Ferroviária, assista gratuitamente a um trecho de uma aula do professor Daniel de Castro. Clique aqui e saiba mais!

 

 

 

Compartilhe essa notícia

Veja também