Entenda a diferença entre
Pós-Graduação e MBA

Saiba tudo sobre Pós-Graduação e MBA. Descubra o que cada curso oferece e acerte na sua escolha!

O que é uma pós-graduação

Embora seja uma dúvida muito comum, entender a diferença entre Pós-Graduação e MBA é mais simples do que se imagina. Cada curso tem suas próprias características, mas ambos com o mesmo objetivo: impulsionar a sua carreira. 📈

Entenda mais sobre os tipos de cursos acadêmicos, faça sua escolha e conquiste mais destaque no mercado de trabalho!

Diferença entre Pós-Graduação e Graduação

Assim que concluímos o Ensino Médio, o próximo passo é o Ensino Superior, conhecido como Graduação. É nessa etapa que definimos nossa principal profissão e em qual área iremos atuar. 🎓

Na sequência, vem a Pós-Graduação. Ela complementa o Ensino Superior e só pode ser iniciada após a conclusão da Graduação. Vale mencionar que o aluno pode cursar sua Pós-Graduação em qualquer instituição, não necessariamente naquela em que se graduou.

Entre os cursos de Pós-Graduação, temos: EspecializaçãoMBA, Doutorado e Mestrado.

Mas qual a diferença entre todas essas nomenclaturas? Explicaremos a seguir!

O que é Pós-Graduação?

Antes de abordarmos as definições de cada tipo de curso, vamos falar sobre as categorias existentes dentro da Pós-Graduação.

Como na imagem de um guarda-chuva aberto, a Pós-Graduação está na extremidade superior, acima de toda a estrutura.

Abaixo do guarda-chuva, temos todos os cursos que se enquadram em Pós-Graduação, ou seja, tudo o que cursamos após a Graduação, dividindo-se entre Lato Sensu e Stricto Sensu.

estacio-diagrama-artigo

Pós-Graduação Lato Sensu

Em Lato Sensu (do latim, que significa sentido amplo), temos os cursos de Especialização e os cursos de MBA.

Nessa categoria, o curso tem duração mínima de 360 horas, e o aluno obtém um certificado após a conclusão.

Pós-Graduação Stricto Sensu

Em Stricto Sensu (do latim, que significa sentido estrito), temos o Mestrado e o Doutorado.

Eles são “abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de Graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos”, conforme pontua o Ministério da Educação (MEC).

O Mestrado dura por volta de 1 a 2 anos; e o Doutorado pode se estender até 4 anos. Ao final do curso, o aluno obtém um diploma.

“Por que investir em uma Pós?” A Pós-Graduação vem para somar no seu currículo! Ela contribui com o networking e ajuda você a desenvolver habilidades profissionais e, até mesmo, pessoais.

Além disso, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, os profissionais com Pós-Graduação ganham salários de 150% a 225% acima dos profissionais que têm apenas a Graduação.

Que tal começar a sua Pós-Graduação? Confira um conteúdo que vai ajudar você descobrir o momento ideal para investir em sua educação.

Diferença entre Pós-Graduação e MBA

Como vimos, a Pós-Graduação é um termo mais amplo, que engloba todos os cursos acadêmicos que vêm depois da Graduação.

Já o MBA é um tipo de Pós-Graduação. Dessa forma, podemos concluir que todo curso de MBA é uma Pós-Graduação, mas nem toda Pós-Graduação é um MBA.

Conheça agora mesmo os cursos de MBA da Estácio.

Diferença entre Pós-Graduação e Especialização

Neste tópico, podemos seguir o mesmo raciocínio do comparativo anterior, ou seja, a Especialização é um tipo de Pós, e a Pós-Graduação está no topo do guarda-chuva dos demais cursos.

Diferença entre Especialização e MBA

Dentro da categoria do Lato Sensu, temos a Pós-Graduação como Especialização, e a Pós-Graduação como MBA. Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada uma delas.

O que é Especialização?
É um curso no qual o aluno aprofunda e amplia os conhecimentos adquiridos durante a Graduação, especializando-se em um assunto ou tema específico da sua profissão. A Especialização é uma Pós-Graduação mais abrangente e oferece cursos para diferentes áreas de conhecimento.

O que é MBA?
O MBA é a sigla de Master of Business Administration, um curso acadêmico voltado às áreas de Administração, Gestão e Negócios, e é indicado para profissionais que têm mais experiência na área em que atuam. Ele tem foco em cargos de liderança e gerência, e costuma ter disciplinas com atividades mais práticas, ajudando o aluno a aprimorar sua visão estratégica, de gerenciamento e busca de soluções.

Pós-Graduação na Estácio

Escolher estudar na Estácio, é escolher estudar em uma das maiores intuições de Pós-Graduação do Brasil. Aqui, você encontra cursos de Pós presenciais digitais (EAD), em diferentes áreas de atuação, como Tecnologia, Educação, Saúde e Comunicação. 

Matricule-se agora mesmo na Estácio e conquiste as melhores oportunidades do mercado de trabalho!