Você sabia que quase 70% dos brasileiros se consideram sedentários pela falta de tempo? Com o propósito de ajudar na mudança de hábitos do dia a dia, colaborando com uma vida mais saudável, o Sesc São Paulo e a ISCA – Internacional Sport and Culture Association – promovem hoje, dia 25 de abril, o #NoElevatorsDay. 
 
O evento, realizado na Europa desde 2015, tem motivando as pessoas a incorporarem em sua rotina o uso de escadas e rampas ao invés de elevadores. Pela primeira vez no Brasil, as atividades serão realizadas em algumas unidades do Sesc e em outras instituições parceiras como a Pós-Graduação da Universidade Estácio. 
 

Diga não ao sedentarismo! 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o aumento da prática da atividade física diária minimiza as chances do desenvolvimento de (DCNT) doenças crônicas não transmissíveis, impactando, assim, em uma melhora da qualidade de vida. 
 
Dentre as dicas úteis no que diz respeito a exercício físico, a orientação é que se opte por subir e descer de escada ao invés de elevadores,  ou por exemplo descer um ponto de ônibus antes da sua parada final no trajeto de volta para casa. Atitudes simples que modificam a rotina, para o seu próprio bem estar! 
 
 Além disso, aproveite para caminhar mais: deixe o carro em casa, vá andando à padaria, ao mercado, à farmácia mais próxima, etc. 
 
As recomendações da OMS para pessoas com idade entre entre 18 a 64 anos é que acumulem no mínimo 150 minutos por semana de exercícios aeróbios em intensidade moderada, ou então 75 minutos de exercícios aeróbios em maior intensidade. 
 
Para  benefícios adicionais, você pode acumular pelo menos 300 minutos de exercícios aeróbios na semana em intensidade moderada ou então 150 muitos de exercícios aeróbios em intensidade vigorosa.
 
#NoElevatorsDay #DiaSemElevador
 
Texto elaborado pelo Professor Me. Marcos Paunksnis, professor do curso de Medicina do Esporte e da Atividade Física da Estácio. 
 
Fonte: http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/index.html