Projeto que liga os Estado do Rio e o Espírito Santo deve ser entregue ao Ministério dos Transportes, a estrada de ferro deve ligar Rio de Janeiro-Vitória. O próximo passo será a documentação, que deve ser entregue ao ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, para a marcação das audiências públicas no município do Rio, em Campos dos Goytacazes e em Vitória para o próximo mês de julho. 
Esses eventos devem determinar fase final do projeto da nova ferrovia  para a apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Pelo projeto, a nova ferrovia terá 577 km de extensão e interligará os complexos portuários (Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu Central e Tubarão) nos dois estados.

A estrutura deve fazer parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), fruto de um projeto do Governo Federal. A previsão é que essa ferrovia faça a articulação com a futura Estrada de Ferro Transcontinental – ligação ao Peru, a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas do centro do país, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático.
 
O secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório acredita que a ferrovia seja um grande passo para o investimento estratégico em relação à comercialização do Rio e Espírito Santo.