A espinhas são um problema comum para muitas pessoas, pode afetar homens e mulheres e aparecer em qualquer idade. Adolescentes são muito propensos a desenvolver acne e, durante essa fase, muitas pessoas tentam evitar que espinhas apareçam e usam de diversos recursos, desde tratamentos estéticos à medicamentação. As causas das espinhas não são totalmente definidas e possuem diversos fatores responsáveis, como predisposição genética, alimentação etc.. A rotina para uma pele boa inclui uma limpeza suave regular e uma dieta saudável, podendo ajudar a reduzir o problema.
Nas últimas décadas houve uma enorme explosão no número de produtos de cuidados com a pele para evitar espinhas. Os preços desses produtos variam muito, assim como os resultados alcançados. Muitos afirmam que chegam no fundo dos poros para limpar o óleo e sujeira que se acumulam lá dentro. Alguns cumprem essa promessa, mas outros apenas causam maior oleosidade na pele, o que pode levar a mais espinhas.
Manter a pele limpa e livre de bactérias pode reduzir as chances de ocorrer. Um bom regime de tratamento para a pele deve incluir algum tipo de esfoliante. Este deve ser suave, mas também forte o suficiente para higienizar a poeira e sujeira que se acumulam no rosto todos os dias. Um sabão especial também pode ser uma boa opção, mas os usuários devem se certificar de que ele não irá ressecar a pele completamente. Máscaras também têm o poder de atingir profundamente os poros e limpar toda a sujeira presa lá.
Hoje se sabe que uma maneira de ajudar a prevenir espinhas é manter uma dieta saudável. Uma dieta equilibrada que inclua abundância em frutas e legumes frescos mantém a pele em boas condições e pode evitar o excesso de óleo. As alergias alimentares são também, por vezes, a causa de espinhas, e um médico deverá ser capaz de determinar se esta é uma das causas das erupções na pele.
Produtos para a pele também podem causar espinhas. As pessoas devem usar os produtos certos para o seu tipo de pele; alguém que está propenso a acne deve usar hidratantes e cosméticos que permitam clarificar ou são não-comedogênicos, que são projetados para não obstruir os poros . Espinhas também costumam diminuir à medida que a pessoa envelhece , porque a pele diminui a produção de óleo.