Os exercícios de dinâmica de grupo está relacionado a um trabalho que busca conectar as pessoas no meio empresarial e que estão envolvidas em um mesmo projeto. O intuito é que elas busquem o conhecimento pessoal, melhor conhecimento dos outros, melhor interrelacionamento e maior integração grupal. Com as atividades em grupo as pessoas aprendem a confiar mais umas nas outras, criando um laço de amizade, solidariedade, sinceridade, troca de experiência e conhecimento em um ambiente mais maduro.
Normalmente, em uma empresa as pessoas que estão ligadas a essa dinâmica, fazem parte do departamento de Recursos Humanos, que tem como ponto-chave estimular a interiorização pessoal, levando o indivíduo ao reconhecimento de suas limitações, suas deficiência, seus hábitos e inclinações negativas. Outro ponto desse trabalho é a projeção do lado positivo da personalidade de cada um, colocando todos no plano de trabalho, dividindo opiniões e impedindo que os indivíduos fechem-se sobre si mesmos. Assim, cada pessoa poderá crescer dentro do grupo, e o grupo como tal poderá transformar o ambiente, mediante a promoção das pessoas ligadas a ele.
Já dizia o velho ditado popular Duas cabeças pensam melhor do que uma, assim os grupos influenciam a maneira pela qual aprendemos e de que forma processamos as informações com rapidez. A experiência do grupo atua sobre nós de tal modo que chega a modificar nossos hábitos de vida, de trabalho e ainda nossos objetivos de vida.
Ao aplicar estas técnicas e estes exercícios de grupo, o objetivo é despertar nas pessoas a consciência de que os mesmos existem, e caberá à responsabilidade individual de enfrentá-los e a procura da solução que os requerem.
A empresa em que o grupo trabalha dessa forma, está no caminho da construção de uma equipe vencedora e unida.