Iniciar ou manter uma rotina regular de exercícios pode ser um desafio à medida que envelhecemos. Os problemas físicos, como problemas de diabetes, problemas nos ossos e até mesmo problemas como um AVC ou infarto podem desencorajar. Muitos idosos sofrem com o fato de nunca terem tido o hábito de exercitar-se e com isso não conseguem saber por onde começar. O resultado disso é que a pessoa com mais idade começam a se sentir invalidas e frágil para fazer até mesmo uma caminhada para o mercado, abrindo uma grande porta para inúmeras doenças e complicações que surgem com a idade.
O comodismo e a insegurança de estar ficando velho têm que ser deixado de lado e tudo o que as pessoas da terceira idade precisam saber e pensar como estilo de vida é que o exercício pode energizar o humor, aliviar o estresse, ajudar a controlar os sintomas de doença e de dor e também melhorar a sua sensação geral de bem-estar. Na verdade, o exercício é a chave para ficar forte, energizado e saudável à medida que envelhecemos.
Como o idoso pode se exercitar?
O primeiro passo é procurar um médico para fazer todos os exames necessários, precavendo futuras complicações, que forcem o idoso a parar a atividade física. Tendo em papel e no aval do médico a certeza que está tudo ótimo, é hora de procurar um Educador físico, que irá achar um exercício físico adequado conforme as necessidades do experiente aluno.
Os exercícios podem ser feitos na água, com aparelhos em uma academia ou até em um parque. O importante é trabalhar a musculatura, deixando-a preparada para a repetição das atividades e assim diminuindo o risco de lesões.
Não importa a idade ou a condição física atual, o idoso pode se beneficiar do exercício e colhendo os frutos de uma vida mais longa e saudável. Para isso, também é importante lembrar da nutrição diária.