A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em  2017 pelo Ministério da Saúde, mostrou que mais da metade da população nas capitais brasileiras (aproximadamente 54%) sofre com excesso de peso. Por outro lado, o levantamento ainda revelou que, mesmo com os índices de obesidade altos, o consumo de frutas e hortaliças cresceu 4,8 % de 2008 a 2017, as bebidas e refrigerantes caíram 52% de 2007 a 2017 e a prática de atividades físicas no tempo livre aumentou 24,1% de 2009 a 2017. 
 
O aumento da expectativa de vida que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) levará a uma população de 1.071.191 de idosos no Brasil em 2038, o que significa mais desafios para os profissionais na área da Educação Física.  
 
E mesmo que os níveis de obesidade apresentem resultados de estabilidade, o perigo ainda existe e preocupa, principalmente em razão dos perigos decorrentes do sobrepeso. Por isso, pensar em práticas esportivas para grupos especiais, como obesos, gestantes, idosos e portadores de deficiências é fundamental, não só no desempenho físico, mas também pensando na atividade motora como parte do processo de inserção social. 
 
No caso das gestantes, praticar exercícios físicos durante a gravidez apresenta benefícios para a mulher, tanto durante o trabalho de parto quanto na recuperação pós-parto. Lembrando que o acompanhamento, a prescrição e a aprovação médica devem sempre ser realizados anteriormente. Além disso, idosos também promovem ótimos resultados ao se exercitarem, assim como foi inclusive conteúdo de notícia aqui no site (Atividade física para a  terceira idade: uma necessidade).
 
Dessa forma, o mercado de trabalho demanda a existência de profissionais qualificados e aptos a lidar com estes grupos, principalmente levando em consideração que cada grupo possui individualidades específicas e particularidades que devem ser observadas, buscando direcionar o paciente para a atividade adequada. 
Por isso, o curso de Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde Para Grupos Especiais da Estácio oferece disciplinas selecionadas para cada situação. Se deseja conhecer mais sobre o curso, acesse e confira! 
 
Fontes: 
 
Gabriel Ganme 
Luzimar Teixeira 
Luzimar Teixeira 2 
Gazeta Online 
Portal MS- Ministério da Saúde 
We Brun