Durante o período de gravidez, uma das grandes preocupações de toda gestante é o aumento de peso e o medo de não conseguir eliminar os quilinhos extras adquiridos mesmo após o parto. E, ao contrário do que diziam os médicos de muito antigamente, a prática de atividades físicas pela gestante é não somente indicada, como também capaz de promover o bem-estar da futura mamãe.
Assim sendo, os exercícios físicos são grandes aliados para reduzir desconfortos e ajudar a criar uma nova consciência corporal. Porém, durante o período de gestação, qualquer atividade deve ser realizada com autorização médica e acompanhamento profissional. É importante evitar exercícios de muito impacto e respeitar alguns cuidados fundamentais.
Para usufruir dos benefícios proporcionados pelo exercício físico, a personal trainer Cristiane Campelo indica a realização de exercícios de 3 a 5 vezes na semana, com duração de 45 a 60 minutos, dependendo da disposição e da condição da gestante. Além disso, a especialista alerta para quatro cuidados básicos a serem respeitados:
1) Evite a prática de exercícios durante o período do dia com maior temperatura, como próximo à hora do almoço e início da tarde para que não haja desidratação, queda de pressão e tontura.
2) É preciso se alongar adequadamente, antes e depois dos exercícios, como em qualquer modalidade física, para que o corpo tenha tempo de aquecer e se preparar, assim como resfriar após o trabalho exaustivo.
3) Beba muita água sempre, independente de estar praticando uma atividade física ou não. A hidratação é importante para reduzir o inchaço, a retenção de líquidos e garantir o bom funcionamento do corpo da mãe e do bebê.
4) Use roupas leves e confortáveis que não prejudiquem a movimentação durante a atividade física e não apertem, dificultando a circulação, ou machuquem o corpo mais inchado da gestante.