Líderes de equipes de projetos são desafiados a extrair o melhor da equipe, visando a maior produtividade possível. Para isso, alguns pontos são diferenciados e merecem envolvimento maior. São eles:
 
1. Conhecimento do perfil dos integrantes da equipe.
Conhecer detalhadamente o perfil dos integrantes, incluindo as competências, experiências e personalidades contribuirá para que o gestor tenha maior efetividade na identificação de forças e fraquezas do grupo, bem como, para que ele defina  responsabilidades e tarefas, conforme o perfil de cada um.
 
2. Definição clara de papéis.
Ter responsabilidades claras e bem definidas direciona de forma efetiva a atuação dos integrantes e a produtividade da equipe.
 
3. Definição de metas.
A meta é o direcionamento macro para a conduta e as ações dos integrantes da equipe. Portanto é fundamental que sejam estabelecidas metas claras e atingíveis, e que o foco dos integrantes seja estimulado. 
 
4. Gestão dos conflitos.
Em toda a equipe existem conflitos e esses podem contribuir ou afetar o alcance dos objetivos do time. Por isso é importante que o gestor seja hábil em prevenir e remediar os conflitos e seus impactos. 
 
Esses aspectos certamente tornarão a equipe melhor direcionada ao objetivo e impactarão positivamente na produtividade do time.
 
Autora:
Profa. M.ª Andressa Mauricio
 
Consultora empresarial, palestrante e docente de Pós-Graduação pela Estácio, com 20 anos de atuação profissional em gestão de pessoas, desenvolvimento de pessoas, seleção estratégica e consultoria empresarial em RH. Mestra em Administração pela UMESP, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de RH e Graduação em Comunicação Social. Palestrante e facilitadora em empresas públicas e privadas de segmentos diversos.