O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira – principal fonte de água para a Grande São Paulo – atingiu 14,1% de sua capacidade, sendo que em alguns dias se inicia o período considerado seco, que vai de abril a setembro.
Como medida para controlar o problema, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou a ampliação para toda a região metropolitana de São Paulo do desconto a consumidores que economizarem pelo menos 20% de água.
Economizou 20%, ganha um bônus de mais 30%, disse Alckmin. Segundo o governador, ao tomar essa medida, é possível reduzir o consumo de sistemas de águas tratadas menores, para que então esses possam auxiliar no abastecimento de imóveis que dependem do Sistema Cantareira.
Até então, o bônus de 30% na conta era voltado exclusivamente a regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, e compreendia a 11 municípios, agora a medida vale para os 31 municípios da região metropolitana de São Paulo atendidos pela Sabesp.
Para a presidente da Sabesp, Dilma Pena, a ampliação do bônus poderá trazer ótimos resultados. Espera-se elevar a economia de água para seis metros cúbicos por segundo e atingir cerca de 17 milhões de pessoas.
Conheça o MBA EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da Pós-graduação Estácio!