Hipertrofia: saiba quais atividades são eficazes no ganho de massa muscular


Postado:


Muita gente acredita que, na busca pelo corpo bem definido e pelo ganho de massa muscular, a melhor opção é a musculação. Sem dúvidas, é uma das modalidades mais indicadas para quem deseja aliar o ganho de massa e a definição corporal, mas não é a única. Os benefícios da prática de levantamento de peso vão muito além da estética, uma vez que a atividade metabólica do tecido muscular é tão acelerada quanto a do tecido gorduroso. Sendo assim, quanto mais músculos no seu corpo, mais rápido você é capaz de queimar calorias e eliminar gorduras, conseguindo também uma melhora no colesterol e triglicerídeos.

Entretanto, emagrecer não é sinônimo de ganhar músculos. Para ganhar massa muscular, é necessário apostar em alimentação adequada e prática de exercícios físicos. É essa combinação que vai gerar o aumento das taxas de síntese protéica, processo que gera o ganho de músculos, também conhecido como hipertrofia.

A hipertrofia só acontece quando o estímulo é alto, o que significa que, se você quer ganhar músculos, precisa exercitá-los. Isso acontece porque os tecidos corporais estão em constante renovação. Quanto maior o uso, maior a produção. Quanto menor o uso, maior a degradação. Sendo assim, é comum que a musculação seja uma das formas mais eficazes e eficientes de conquistar um corpo musculoso e bem definido, mas não é a única capaz de provocar a hipertrofia muscular. Exercícios anaeróbicos, realizados até a fadiga, são os que oferecem os melhores resultados.

 

Modalidades de treinos eficazes na promoção da hipertrofia

crossfit, modalidade de alto e impacto e intensidade, é composto por levantamento de pesos, abdominais, flexões e outras atividades intensas. Com duração de até uma hora, os treinos são bastante pesados e são uma ótima opção para exercitar a força e ganhar massa. Além disso, o crossfit é capaz de trabalhar diversos grupos musculares em cada atividade e utiliza apenas acessórios para execução de movimentos. Entretanto, assim como na musculação, a hipertrofia só ocorre quando você alcança a fadiga.

O treino funcional, conforme diz o nome, consiste em movimentos naturais e funcionais do corpo, como correr, pular, agachar, puxar e outros. Nessa modalidade, a rotina de treinos costuma ser dinâmica, pois ocorre em forma de circuitos curtos e intensos, o que favorece o ganho de músculos pela fadiga.

A modalidade HIIT, high intensityinterval training, envolve treinos curtos de até 20 minutos e é composto de atividades bastante intensas, intervaladas por pequenos períodos de descanso. Como a principal característica dessa modalidade é justamente a alta intensidade, levando à exaustão, é capaz de promover a hipertrofia.

Corridas curtas e intensas também são eficazes nessa promoção. Esse tipo de modalidade reúne características necessárias para estimular a hipertrofia e, consequentemente, o ganho de massa muscular. Portanto, as corridas de 50 a 100 metros podem ser praticadas por quem deseja ganhar e definir músculos.

Você é profissional físico e gostaria de se destacar no mercado de trabalho por meio de uma especialização? Conheça os cursos de pós-graduação à distância em Educação Física da Pós Estácio!

 

Leia também:

Medicina do Esporte e da Atividade Física é curso de grande procura por profissionais da saúde

Crianças praticam yoga nas aulas de Educação Física

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019