Muitos sons já foram reproduzidos no anúncio do aniversariante do dia, o frevo! Especialmente em Recife e em Olinda, o ritmo é conhecido por ser um dos mais tradicionais, e, hoje, completa 110 anos. No Nordeste, ele será lembrado com cortejo de passistas, orquestras, lançamento de livros e CD, concursos, oficinas e, claro, muita animação. 
 
Brasileiros de todos os cantos do país reconhecem o ritmo quando o ouvem. Mas tocar, cantar e dançar frevo é coisa de pernambucano. Uma pena, na opinião do músico e bailarino também de Pernambuco Antônio Nóbrega, que defende a possibilidade de se usar o frevo como base para o desenvolvimento de uma dança clássica genuinamente brasileira. Algo para ser ensinado nas academias, ao lado do conhecido clássico europeu e do jazz. Que tal? Uma ótima oportunidade de difundir o Brasil culturalmente e artisticamente. 
 
O frevo reúne um total de 120 passos. É um gênero único, pois o dançarino dança a orquestração. Por isso mesmo, para compor um frevo é preciso dominar os papéis dos vários instrumentos numa orquestra, principalmente os dos metais, por exemplo. 
 
_________________________________________________________________________
 
E é nessa cadência, de um jeito entusiasmado e com sabedoria, que cada vez mais pesquisadores, artistas e músicos que têm contato direto com o frevo e outros ritmos chegam a uma conclusão: os brasileiros precisam saber mais sobre a sua história, suas raízes e tradições, para reconhecerem a si mesmos. 
 
Informar-se a respeito da importância da cultura de um povo é, de certo modo, a melhor maneira de traçar um caminho que guie as comunidades e as sociedades. Para os interessados em História e graduados em Ciências Humanas, a Pós Estácio divulga a sua Pós em História e Cultura do Brasil: mais uma possibilidade que pode contribuir para a expansão do seu alcance como profissional desta área. 
 
Dentre as disciplinas podem ser destacadas: História e Cultura: Conceitos, Métodos e Propostas Interdisciplinares, O Folclore e a Invenção das Tradições no Brasil, Meios de Comunicação de Massa de Produção Cultural, Engajamento e Resistência nas décadas de 1960 e 1970 e Metodologia da Pesquisa Científica, em uma perspectiva que apresenta um rico e interessante conteúdo. 
 
Entre em contato e saiba detalhes!