Mais de vinte anos se passaram da defesa de tese do Prof. Mauro Mattos e do seu ingresso como docente na Faculdade de Educação da USP (FEUSP). 

Em 1994, o currículo do curso de Pedagogia não possuía espaço algum para as questões do corpo e das práticas corporais. Estimulado pela Profa. Tizuko Kishimoto, uma entusiasta e apoiadora, o Prof. Mauro criou a disciplina optativa Introdução aos Estudos da Educação Física Infantil. A partir dali, sempre com oferta anual, a oportunidade de frequentá-la tornou-se alvo de disputa entre os alunos. Na reforma curricular de 1999, criou uma disciplina obrigatória e a cultura corporal passou, definitivamente, a fazer parte da formação do pedagogo. 

A convite de colegas da FEUSP, em 1996, o Prof. Mauro coordenou um projeto de formação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de São Paulo. Seu trabalho tornou-se conhecido junto a várias secretarias da educação, que passaram a solicitá-lo para o desenvolvimento de projetos junto aos educadores. 

Incansável no compromisso de formar professores de Educação Física, acompanhava as aulas dos licenciandos nas escolas, fazia comentários positivos e apresentava sugestões respeitosas. Bem ao seu modo, dizia que o elogio traria melhores resultados que a crítica. No ano seguinte, deu início àquilo que se tornaria a atividade mais importante da sua vida – a elaboração e coordenação de cursos de especialização. 

Inicialmente sob a chancela do Centro Universitário FMU e, mais tarde, das universidades Gama Filho e Estácio de Sá, o Prof. Mauro Mattos reuniu uma equipe de profissionais gabaritados e proporcionou uma formação qualificada a milhares de professores pelo Brasil afora. Na maioria das turmas, ministrou aulas de Metodologia da Pesquisa e orientou monografias. Em 1998, estabeleceu uma longa parceria com a Editora Phorte mediante publicação do livro Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. Com a obra, buscou apoiar o docente no planejamento adequado do trabalho pedagógico, ao que atribuía grande importância. Em 1999, compôs o grupo de especialistas que a pedido do Ministério da Educação elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Mais tarde, o texto foi publicado integralmente no livro Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola, o que deu visibilidade a uma proposta experimentada na Escola de Aplicação da FEUSP. Tanto o amarelinho como o azulzinho, como os denominava de forma carinhosa, têm feito parte da bibliografia de inúmeros concursos e disciplinas acadêmicas. Persistente na sua intenção de ajudar os colegas de profissão, ainda publicaria os livros Educação Física Infantil: inter-relações, movimento, leitura e escrita e Metodologia da Pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 

O Prof. Mauro demitiu-se da FEUSP em 2006 para dedicar-se integralmente à coordenação dos cursos de especialização. Nos últimos anos, pôde retomar uma de suas grandes paixões da juventude, a navegação. Residia no litoral paulista, mas via internet e telefone administrava com o zelo habitual a formação de professores nas cinco regiões do país.

Pelos serviços prestados à Educação Física e pelo legado que nos deixou, em nome dos seus muitos alunos, presto minhas homenagens ao Prof. Mauro Gomes de Mattos.  

Marcos Garcia Neira