Cada vez mais, empresas dos mais diversos segmentos estão investindo na comunicação empresarial como forma de informar seus colaboradores sobre assuntos internos e pertinentes a respeito da companhia e, ainda, criar estratégias inserção da empresa na mídia. Essa prática nasceu pelo uso de técnicas e atividades jornalísticas inseridas no meio corporativo. Nessa área de atuação da comunicação, o profissional de jornalismo dedica-se a cobrir ações, eventos e informações internas sobre procedimentos institucionais da chefia, da gerência e do RH. A divulgação acontece por um canal de comunicação comum, que pode ser uma mídia visual em ambientes de convivência, uma mídia física, como jornais e revistas, ou via intranet.

O jornalista empresarial é, ainda, responsável por divulgar essas pautas e ações internas para a mídia externa, tendo contato direto com outros jornalistas e redações a fim de pautar a respeito da empresa e desenvolver sua relevância na mídia. Embora muitos jornalistas não considerem a prática da comunicação empresarial como jornalismo propriamente dito, sua importância no ambiente de trabalho é indispensável para o sucesso da interação entre departamentos e seus colaboradores, além de ser um recurso estratégico no marketing. Afinal, no ambiente externo, a empresa almeja atingir os principais veículos de comunicação com suas ações. Isso a estimula a buscar um diferencial que lhe dê visibilidade sobre as concorrentes e a investir em bons profissionais de comunicação.

 

A atuação do profissional de jornalismo no ambiente empresarial

Tendo em vista as responsabilidades do jornalista na comunicação empresarial, espera-se que esse profissional seja dinâmico, comunicativo, proativo e engajado em fazer a diferença na vida dos colaboradores e da corporação com o seu trabalho. Para isso, ele deve ser graduado em comunicação, capacitado para reconhecer as estruturas de funcionamento de veículos de mídia, conhecer bem a empresa para qual trabalha e sua atuação no mercado, além de conhecer técnicas de redação e otimização de conteúdo.

Na área empresarial, o jornalista faz uso de sua influência profissional para promover a empresa e despertar o interesse da mídia para assuntos relacionados a ela, construindo uma relação “ponte” entre a companhia e os meios de comunicação externos. Esse profissional também se dedica ao agendamento e acompanhamento de entrevistas coletivas ou individuais, auxilia seu cliente e o veículo no trabalho com informações, presta esclarecimentos e, sempre que possível, sugere pautas.

Você é profissional de jornalismo e deseja se destacar na área se especializando em Jornalismo Empresarial? Conheça o curso de Pós-graduação MBA em Jornalismo Empresarial EAD da Pós Estácio!

 

Leia também:

A revolução da comunicação e do jornalismo digital

Jornalismo Digital em pauta