A leitura concede, em média, dois anos de vida a mais para aqueles que tem este hábito. Isto é o que apresenta uma avaliação de Avni Bavishi, Martin D. Slade e Becca R. Levy, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
 
De acordo com os pesquisadores, questões de gênero, renda, educação e saúde foram todas levadas em consideração, e nenhuma alterou o resultado final. No entanto, só livros exerceram a influência benéfica sobre o organismo. Jornais e revistas não são tão eficientes.
 
Não se sabe ainda o motivo de isso acontecer. Portanto, foi analisada uma amostra de representatividade nacional com 3635 participantes. Sendo assim, os hábitos de leitura estavam em uma base de dados maior com informações completas sobre a saúde e rotina dos participantes. 
 
A conclusão é de que o tempo dedicado aos livros é proporcional à longevidade: ler no mínimo meia hora por dia deu aos participantes 17% menos chances de morrer nos primeiros doze anos de acompanhamento científico, passar mais tempo do que isso nas páginas garantiu 23% de vantagem. 
 
*Com informações da Revista Galileu. 
______________________________________________________________________
 
Que tal começar hoje? Adquira bons hábitos, conhecimento vale muito! E, agora, contribui ainda mais para a saúde e a longevidade.