Dores nos ombros podem ser o motivo de incômodos e interrupções na performance, seja durante as práticas esportivas ou nas funções diárias. A articulação do ombro, pelo fato de apresentar anatomia complexa e requisitada a todo instante, necessita de cuidado especial, sobretudo com o risco de surgirem lesões no manguito.
O manguito rotador é um grupo constituído de quatro músculos, o supraespinhoso, o infraespinhoso, o redondo menor e o subescapular. Todos eles são unidos por tendões e formam o agrupamento responsável por fazer o braço girar, além de manter o osso desse membro conectado à escápula (osso localizado nas costas). As funções do manguito permitem ao ser humano mover os braços livremente e fornecem maior amplitude de movimentos.
As lesões que ocorrem, nessa região, podem ser tendinites, bursites (inflamações das bolsas de líquido protetoras das articulações) e rompimentos parciais. Normalmente acontecem quando há uma ruptura nos músculos da região e surgem após o uso excessivo do ombro, levantamento de objetos pesados ou danos ocasionados por idade avançada.
Por isso, esportes como vôlei, natação, handebol e tênis são atividades nas quais a atenção deve ser dobrada devido ao uso constante do giro no braço. Quando se fala de trabalhos manuais, por exemplo, pintores e carpinteiros também possuem potenciais riscos de desenvolver alguma lesão no manguito.
Caso o indivíduo sinta dores profundas, principalmente à noite no horário de dormir, perceba diminuição da amplitude de movimento, queda na força muscular e hipermobilidade escapular, é recomendável consultar o quanto antes um fisioterapeuta qualificado para supervisionar a situação. O programa de reabilitação especificado deve possibilitar ao paciente o retorno às suas atividades o mais próximo do normal.
Levando em consideração os dados da Associação Americana de Fisioterapia, cerca de 40% dos pacientes que reclamam de dores nos ombros, apresentam alguma desordem no manguito rotador. Dessa forma, o profissional graduado em Fisioterapia precisa ter o conhecimento necessário para auxiliar os seus pacientes nas demandas necessárias.
———————–
Venha conhecer o curso de pós-graduação em Reabilitação do Membro Superior e da Mão oferecido pela Estácio e desenvolva os seus conhecimentos com os professores qualificados da instituição. Ainda dá tempo de se inscrever!
Fontes: