De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças não transmissíveis, como câncer e diabetes, causam 38 milhões de mortes por ano, das quais 16 milhões poderiam ser evitadas com medidas preventivas.
Ainda de acordo com o levantamento, no ano 2000 cerca de  14,6 milhões de pessoas morreram prematuramente na sequência de doenças não transmissíveis, por falta de prevenção. 
Segundo dados da OMS, esse número passou para 16 milhões em 2012. 
Entre os campeões de mortes estão seis países: Afeganistão, Fiji, Uzbequistão, Cazaquistão, Mongólia e Guiana. Cerca de 28 milhões de mortes causadas por doenças não transmissíveis ocorrem em países de renda média ou baixa.
Em 2013, a OMS lançou um plano de ação, com nove objetivos, para reduzir em 25%, até 2020, o número de mortes prematuras.
Além disso, existe ainda a preocupação com a obesidade infantil e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, ou doenças ligadas à artrose. Os números atuais são assustadores, cerca de 42 milhões de crianças, com menos de 5 anos, são obesas.