No mundo dos negócios as diversidades estão presentes o tempo todo e em qualquer lado. Para que o gestor possa ampliar o seu conhecimento e conseguir novas “visões”, saídas para eventuais ideias e soluções para problemas é preciso que a leitura de livros na área de gestão seja constante. Por um outro lado, a rotina exaustiva de comandar pessoas e soluções podem fazer com que a procura por um bom livro seja dificultada.

Antes de escolher um novo livro pense no que você precisa evoluir. Tenha em mente que você é um gestor e não alguém incapaz de cometer falhas, muitas pessoas sofrem com a dificuldade de delegar funções, de ser um líder ou até mesmo de ser um gestor de pessoas.

Após fazer a sua própria analise busque alguns livros que tenham conteúdo nas áreas deficitárias. Se mesmo assim você não conseguir achar um livro, siga a seguinte estratégia:

– Pergunte para os outros gerentes da companhia indicações de livros;
– Entre em contato com um professor da sua Graduação e até mesmo da sua última Pós Graduação;
– Vá a eventos e palestras, sempre ao final delas pergunte aos palestrantes se eles escreveram algum livro.

Não sei se você percebeu, as indicações acima irão fazer você conversar com outras pessoas sobre os assuntos, irão restabelecer um contato com um professor que sempre está buscando conhecimento e fará você atualizar-se.

A leitura favorece a escrita, o aprendizado e proporciona uma fonte de conhecimento (pessoal e profissional) sendo um importante valor social.

Veja alguns livros que nosso professor Gasparetto dos cursos de Pós em Gestão sugere:

A Empresa Verde, de Elisabeth Laville (Editora ÕTE – 2009);

– Qual é a tua obra: Inquietações sobre gestão, liderança e ética, de Mario Sergio Cortella (Editora Vozes – 2007);

– DELUXE – Como o luxo perdeu o brilho, de Dana Thomas (Editora Campus – 2007).