Neste domingo (26), 537.407 estudantes realizaram as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. O exame avalia a qualidade dos cursos por meio do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, bem como o processo de aprendizagem.
A avaliação aplicada neste domingo começou no início da tarde e os inscritos tiveram 4 horas para responder a 40 questões. Dez das questões aplicadas são da parte de formação geral e 30 de formação específica da área que estudam, com questões discursivas e de múltipla escolha.
Das 10 questões do Componente de Formação Geral, duas são discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já o componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
Perfil
Um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, o preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório. Seu objetivo é subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. O documento ficou disponível de 4 de setembro até este domingo, data da aplicação.
O Enade é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame também contribui para a construção de indicadores de qualidade da educação superior, como o conceito Enade, o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos (IGC).