O crescimento e popularização da internet entre os brasileiros criou um novo universo de possibilidades e desafios para os profissionais de marketing. Os funcionários na área de comunicação podem encontrar nas redes sociais, e em outros canais digitais, um amplo leque de opções a serem exploradas na hora de estabelecer a relação das organizações com seus consumidores. Entretanto, um estudo feito pela The Boston Group, e apoiado pelo Google, com mais de 60 empresas de segmentos diferentes, mostrou que 98% das empresas brasileiras não aproveitam o marketing digital. 
 
Negligenciar a área pode ser um fator determinante, seja no fracasso ou sucesso das organizações nos dias de hoje. A mesma pesquisa encomendada pelo Google mostrou que, os produtos pesquisados pelo consumidor, precedem a palavra “melhor”. Isso acontece porque os clientes estão cada vez mais exigentes, curiosos e impacientes, para encontrar o produto de melhor qualidade o mais rápido possível e chegar no local de venda certos do que comprar.  
 
Ao mesmo tempo, no que se refere aos profissionais que trabalham neste setor, algumas exigências são necessárias: entender os fundamentos do marketing, estratégias de conteúdo, redes sociais, disparos de e-mail, otimização de sites e mensuração de campanhas, por exemplo. Somente dominando técnica e prática eles poderão auxiliar as companhias e empresas, buscando resultados concretos e objetivando vendas qualificadas. Outra informação é que, analisar os dados também é um diferencial na hora de solucionar os interesses dos consumidores, criando estratégias para capturar a atenção do cliente. 
 
A expectativa no marketing digital é de crescimento. De acordo com a multinacional de pesquisa de mercado eMarketer, o investimento em publicidade digital aumentou, em 2017, 15% no Brasil, alcançando 3,36 bilhões de dólares. Este cenário comprova como não é possível sobreviver no mercado sem um campo 'digital' que, caso bem desenvolvido, traz uma vantagem competitiva valiosa aos negócios. 
______________________________
 
Na Estácio, são ofertados cursos de Pós-Graduação a Distância em Marketing e Comunicação. Você encontrará, no site, desde curso de Comunicação Corporativa, até Jornalismo Digital (especialização esta que, inclusive, possui um vídeo de resposta a dúvidas com o professor Clóvis Furlan, na página do facebook da Pós-Graduação Estácio). Esperamos a sua presença em sala de aula!
 
Fontes:
 
Jornal Tornado 
 
Exame – Abril 
 
E-commerce 
 
Época Negócios 
 
Portal Administradores 
 
E-commerce News