O resgate dos 12 garotos tailandeses entre 11 e 16 anos (praticantes de futebol no time “The Moo Pa Soccer Team”)  e do técnico responsável pela equipe no dia 10 de julho de 2017, mobilizou a comunidade mundial. Contudo, o que mais chamou atenção foi a calma, a tranquilidade e a resiliência encontradas nas crianças e no professor, no momento após o resgate. De acordo com a perspectiva de muitos psicólogos e profissionais da saúde, a razão para o comportamento tranquilo, apesar da situação estressante, encontra-se na meditação. Isso porque o treinador do time, Ekapol Chanthawong, é praticante. 
 
Segundo a tia de Ekapol, Thamma Kantawong, o técnico consegue ficar até uma hora meditando. O fato demonstra o ótimo domínio da técnica que estudou por 10 anos, sob cuidados de monges, em monastério tailandês. Na visão de Thamma, e de profissionais qualificados como a psicóloga e coach de meditação Juliana Souto, a prática de meditação definitivamente ajudou a acalmar Ekapol e os meninos que estavam na caverna durante quase 10 dias.
 
A prática que deriva de origens orientais tem diversos benefícios para o ser humano, dentre eles, merecem destaque a diminuição da ansiedade, do estresse, a melhora dos níveis de concentração e a redução da depressão. O objetivo é acalmar a mente e relaxar o corpo. Assim, através da diminuição das atividades cerebrais, o meditador consegue equilibrar melhor as suas emoções e alcançar um estágio de tranquilidade interior, focando no momento presente, sem as experiências do passado.  
 
Outra informação complementar é que a meditação também pode ser uma alternativa interessante para as crianças, pois ajuda em questões como o bullying, estresse causado por cobrança nos resultados escolares, e problemas relacionados à concentração e ansiedade. 
 
O medalhista olímpico Fernando Scherer, mais conhecido como Xuxa, afirma que o hábito de meditar mudou a sua vida desde os tempos em que competia profissionalmente, já que a técnica o ajudava na concentração antes dos desafios. Hoje, sua filha caçula, Brenda, medita junto ao pai todos os dias, e segundo o próprio Xuxa, a prática trouxe melhoras significativas para a vida e o comportamento da criança. 
 
Conhecer todas as nuances da meditação é, sem dúvidas, um diferencial  para os profissionais de áreas diversas, como Saúde, Artes, Educação e Esportes. As inscrições para o curso “Docência e Prática da Meditação” estão abertas, com turmas que iniciam ainda este mês. É interessado (a) nesta especialização? Então faça a sua inscrição no site. 
 
Não perca a chance!  
 
 
Fontes: 
O Globo 
Estadão
D Notícias 
G 1
Jornal Bom Dia 
Huffpost 
Revista Crescer