Mercado de trabalho e atuação do profissional especializado em Fonoaudiologia


Postado:


A Fonoaudiologia é o campo da ciência médica que estuda a comunicação em suas diversas formas, incluindo a comunicação oral, audição e escrita. Na área clínica, a Fonoaudiologia exerce funções preventivas, diagnósticas e corretivas no caso de disfunções e doenças, podendo assim acompanhar pacientes em todas as fases da vida, nos mais diversos casos e necessidades comunicativas.

Devido à grande demanda por serviços médicos focados na comunicação, a Fonoaudiologia expandiu suas áreas de atuação, criando mais campo de estudo para pesquisas e oportunidades para profissionais. A relevância médica criou demanda de cursos de graduação e pós-graduação para formar e especializar profissionais aptos a exercer atividades preventivas e diagnósticas e tratamentos de alterações na comunicação e audição humana dentro e fora dos consultórios clínicos.

 

Desafios e possibilidades na Fonoaudiologia

Com a expansão das possibilidades de carreira para especialistas na área de Fonoaudiologia, surgiram também novos desafios que abriram demanda para áreas ainda mais específicas dentro desse campo médico. Dentre elas, estão as especializações em Audiologia, Linguagem e Motricidade, Fonoaudiologia Educacional, Neurofuncional, Gerontologia e Neuropsicologia e Fluência.

Para fonoaudiólogos que optam por atuar na área clínica, a demanda crescente por profissionais é cada vez maior, uma vez que a população está, cada vez mais, aderindo a planos de saúde com equipe especializada. O envelhecimento gradativo da população, somado ao crescimento de recursos tecnológicos, também contribuem para que esse profissional esteja sempre requisitado.

Para aqueles que optarem por exercer suas funções fora de clínicas e hospitais, a área da preparação de voz e oratória tornou-se essencial para atender profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, atores, palestrantes e narradores.

O trabalho multidisciplinar, em parceria com outros profissionais de saúde, também é essencial na atuação do profissional de Fonoaudiologia. Em parceria com ortodontistas, fonoaudiólogos atuam no tratamento de bruxismos, vícios de mastigação e problemas ortodônticos que interferem diretamente na musculatura da face e nas funções de fala, mastigação e deglutição.

 

Você é profissional de Fonoaudiologia e deseja se especializar? Conheça o curso de Pós-graduação EAD em Fonoaudiologia e Expressividade da Pós Estácio!

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020