Já se perguntou por que em vários alimentos está escrita a frase “contém glúten”? Você sabe o que é o glúten e por que a frase aparece nas embalagens?

O glúten é umcomplexo de proteínas presente em sementes de cereais como o trigo, aveia, cevada, sendo que sua função principal é fornecer elasticidade a massas de farinha de trigo. A frase presente nas embalagens serve para alertar indivíduos que possuem intolerância (doença celíaca) ou reações alérgicas a essa proteína.

A intolerância ao glúten, ou doença celíaca, afeta o intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. É uma doença autoimune e por isso não há cura, tendo como único tratamento manter uma dieta sem glúten. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas são afetadas pela doença.

Apesar da proteína não ser tolerada apenas por uma parcela da população, ela tem se tornado um dos principais “vilões” da alimentação atual, recebendo culpa por diversos efeitos no organismo. Há muitos mitos criados, porém nem todos são verdadeiros. Veja alguns abaixo:

– Eliminar o glúten da alimentação emagrece? MITO – Ao retirar o glúten da dieta, por consequência, se diminui o consumo de alimentos que o contém, como pães, doces e massas. Com isso, a quantidade de carboidratos ingeridos é menor, portanto, há a perda de peso, não por causa da proteína.

– Chocolate tem glúten? VERDADE – Na fabricação do chocolate são utilizados ingredientes que contém glúten na maioria das vezes. Leia a embalagem

– Cerveja tem glúten? VERDADE – Todas as cervejas são produzidas por cereais (cevada principalmente), que contém glúten.

– É recomendável cortar o glúten da alimentação? MITO – Nutricionistas e médicos não recomendam a retirada da dieta, a não ser que seja comprovada intolerância ou sensibilidade.

– Glúten faz mal? MITO – O glúten faz mal apenas para os indivíduos que possuem doença celíaca ou sensibilidade a essa proteína.

– Pães e outros alimentos sem glúten ficam menos macios? VERDADE – A glutelina e a gliadina, presentes no trigo, ajudam a dar elasticidade e maciez à massa.

Conheça nossos cursos de Nutrição:

Alimentos funcionais

Nutrição Clínica