Texto por:
Prof. Almir Vicentini
Profa. Juliana Goldoni
 
A neurociência aplicada ao dia-a-dia aborda de forma prática a utilização de conhecimentos e técnicas da neurociência para auxiliar nas tomadas de decisões do cotidiano, referente a vários campos de relacionamentos humanos.
 
Na correria atual desse mundo estressante, em que a velocidade toma tempo e energia, o pensamento torna-se acelerado e o ser humano tende a reagir aos eventos e situações de maneira estressante.
 
Assim sendo, é necessário e urgente que haja uma tomada de consciência acerca do funcionamento cerebral, para que, a partir daí, os indivíduos assumam as rédeas do comportamento.
 
Em tudo, a ação é influenciada pela emoção. Saber identificar esses sentimentos e reconhecê-los no momento em que são aflorados, fará toda a diferença.
 
No mercado de trabalho, o profissional, por exemplo, é muito exigido. Além disso, ele deve se portar de forma equilibrada, cordial e empática – o que requer um esforço muito grande, devido ao fato de que desde a mais tenra idade, o ser humano é condicionado a negligenciar as emoções.
 
Mas as pessoas são diferentes e reagem de maneiras distintas. Isso quer dizer que cada um tem um perfil emocional singular. Por esta razão, nada mais inteligente do que se empoderar conscientemente disso para dar um salto de qualidade de vida! 
 
Não há dúvidas: a busca pelo bem-estar deve ser um objetivo. Para isso, é preciso autoconhecimento; somente assim haverá reação de maneira positiva frente às adversidades. Deste modo, haverá a volta por cima quando existe o sofrimento com as perdas, e a comemoração de cada pequena vitória, enquanto outros tantos se lamentam.
 
É possível, sim, produzir alterações no cérebro. É viável ainda a automotivação e motivar os que estão ao redor, desde que se consiga modificar os hábitos emocionais mais nocivos e criar outros novos e benéficos.
 
Além disso, usando as competências socioemocionais, as inteligências múltiplas e as preferências cerebrais, será permitido encontrar caminhos mais tranquilos para que as pessoas se conheçam, seja de maneira profissional ou pessoal. O mundo está desafiando os indivíduos a mudarem e não se pode esperar as cobranças de surpresa. 
————————-
 
Diversos cursos de Pós da Estácio abordam essa temática, principalmente no campo de Psicologia. Conheça mais informações!