Segundo o Diário Oficial da União desta terça-feira (28) foram incluídas 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em janeiro, o ministério havia anunciado que esses procedimentos seriam oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram incluídas na PNPIC, de acordo com a portaria nº 849, a arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementare do Ministério da Saúde foi criada em 2006 e instituiu no SUS abordagens da medicina alternativa, como fitoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras.
Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica. No entanto nem todas as cidades oferecem a totalidade das terapias que constam no PNPIC, pois cada município pode optar por práticas em que há demanda.
________________________________________________________________________________
Conheça os cursos de pós-graduação ofertados pela Estácio que são aliados dos profissionais que atuam com atividades de equilíbrio, além de terapias e técnicas especializadas no cuidado e na saúde dos pacientes.
Acompanhe: