Novidades para o profissional de Farmácia


Postado:


Poucos setores da economia brasileira conseguiram permanecer em alta durante a crise desde 2014. O segmento da Farmácia é um deles. Segundo os dados da multinacional IQVIA, o Brasil tornou-se, em 2017, o oitavo maior mercado farmacêutico no mundo e o primeiro na América Latina. O profissional de farmácia tem bons motivos para esperar avanços no seu setor de atuação. Entretanto, para manter-se em alta nesse meio, é necessário estar sempre atualizado das tendências.
 
Avanços e inovações da área para os próximos anos
 
Há mudanças se considerarmos a Lei Federal 13.021 – que rege as ações e serviços de assistência farmacêutica realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, tanto do direito privado quanto público. A partir dessa lei, as farmácias são obrigadas a permanecerem com um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento. 
 
Contudo, hoje, o profissional não se restringe apenas ao trabalho nas farmácias. Ele pode atuar em clínicas na administração de medicamentos, em perícia criminal ligada à polícia, na fabricação de cosméticos, dentre outros campos. 
 
Quando se trata das tendências nesse setor, a presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, professora Dra. Teresa Dalla Costa, destaca a relevância dos medicamentos de origem biológica. Eles são produzidos a partir de moléculas mais complexas para o tratamento de doenças crônicas, ou até mesmo câncer. 
 
As tecnologias também serão aliadas no exercício da profissão. O uso da nanotecnologia para melhorar os diagnósticos e, dessa forma, garantir a intervenção precoce, é uma realidade. A farmacogenética que torna possível identificar indivíduos mais sensíveis ou mais resistentes a uma determinada terapia farmacológica, readequando o tratamento em vista das necessidades individuais, também entra em foco. Isso sem contar com o big data, como forma de compilar informações. Outros avanços, como a automação em farmácias e indústrias, apontam para a renovação no mercado farmacêutico. 
 
----------------------------------------------------------
 
Com mudanças a caminho, é essencial que o graduado esteja preparado caso surja uma oportunidade de emprego.
Se você faz parte desse grupo e deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos, conheça os cursos de pós-graduação em Farmácia, da Estácio. 
 
Fontes usadas como base: 
 
Secad
Guia da Farmácia
Science 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019