O Aquecimento global X Saúde da população

A globalização, o crescimento da população mundial em áreas urbanas, bem como o consumismo mundial estão alterando o clima de nosso planeta e trazendo sérios problemas ao meio ambiente e às pessoas.

Uma das graves consequências é o aquecimento global, que provoca no meio ambiente algumas alterações como o degelo e as consequentes reduções de água, pelo desaparecimento das corredeiras, que alimentam bacias fluviais, e aumento dos níveis dos mares, com inundação costeira das cidades, complicando a vida de habitantes em áreas litorâneas.

Em áreas com enchentes (em decorrência do acúmulo de lixo descartado nas cidades), acontece disseminação de doenças: Leptospirose, Hepatites A e E, Dengue, Febre Tifoide e Cólera, além das doenças diarreicas por contato com água e alimentos contaminados. 

Nas cidades ocorre também um fenômeno denominado de “ilhas de calor”, com aprisionamento de mormaço entre ruas e avenidas devido ao asfalto e concreto, impedindo a ação dos ventos e superaquecendo as regiões centrais, que acaba ocasionando complicações nos habitantes. 

Além disso, o calor excessivo propicia grandes volumes de chuva, com alta precipitação nas áreas urbanas e proliferação de vetores como ratos, mosquitos, baratas e ratos, aumentando a incidência de algumas doenças.

No organismo humano, as altas temperaturas ambientais podem causar problemas desde um simples mal estar, até a morte (dependendo da suscetibilidade de alguns grupos mais sensíveis, como recém-nascidos, idosos e pessoas com imunidade diminuída: Pacientes transplantados, portadores de AIDS, pessoas fazendo uso de quimioterápico, grandes queimados, entre outros).


Pacientes com doenças cardiovasculares, insuficiência renal e doenças endócrinas podem agravar-se em caso de desidratação, piorando o estado geral destes pacientes comprometendo ainda mais seu estado geral.


Outros profissionais,  trabalhadores que possuem exposição constante no sol como carteiros, motoboys, varredores de rua, agentes de saúde, zoonoses, motoristas de ônibus e taxi, também são mais vulneráveis às complicações por exposição crônica aos raios solares sem proteção aos raios ultravioleta do tipo UVA e UVB, além de câimbras, formigamentos em braços, hipotensão (pressão baixa) e probabilidade de desenvolvimento de câncer de pele.


É importante que todos tenhamos uma consciência ambiental para atitudes como:  coleta seletiva de lixo em todos os ambientes : domésticos, indústrias, hospitais, etc., controle no uso racional de água para consumo humano e respeito ao meio ambiente para que futuras gerações tenham uma possibilidade  de uma  vida saudável.

Por William Malagutti