O cliente é a pessoa que está sempre em contato com a marca. Durante anos suas necessidades vêm mudando, fazendo com que o mercado se molde conforme as suas necessidades. Hoje, para que a marca ganhe clientes, é preciso conquistá-los e fazer com que eles sejam multiplicadores. Porém, nem sempre foi assim. Antigamente o consumidor tinha poucas opções de compra.
Um exemplo muito específico disso eram os carros, o cliente tinha opção de comprar um carro branco ou um carro preto, com câmbio manual e com um tipo de combustível. Oferecendo isso a marca de carros atendia a todas as necessidade do cliente para essa época.
Já na geração seguinte o cliente começou a necessitar outras opções de carros, cores e serviços, isso significa que ele começou a procurar carros com diferentes cores, amarelo, azul, verde e vermelho, começou a querer carros mais rápidos e mais econômicos. Essa evolução natural acontece porque as necessidades sempre aumentam para o intangível, no qual o consumidor busca valor para sua experiência junto a marca.
Nos tempo atuais, o cliente não quer mais só um bom produto e um bom serviço, mas ele deseja estar envolvido no processo da marca, quer participar mais, que expressar sua opinião e além de confiar em uma marca que esteja envolvida com fatores do mundo, tais como a sustentabilidade.
Uma marca hoje não tem que apenas pensar em vender, mas sim conquistar clientes, fazer com que eles tornam-se multiplicadores da marca, através de boas experiências, bons atendimentos e participação. Um cliente feliz vai multiplicar as informações sobre a marca de forma espontânea, fazendo com que outras pessoas se interessem. Quando uma marca conquista o seu cliente, ela conquistará para sempre o consumidor, mesmo que por muitas vezes ele critique, isso é um sinal para melhoria.
Escute seu cliente e esteja conectado a ele sempre!!!