O crescimento do país e o profissional de qualidade

Dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), divulgados recentemente, apontam para a principal prioridade que o Brasil precisa ter: Educação.

No entanto, outros índices também mostram o mapa das desistências, dos alunos que ingressam no ensino fundamental, somente 18% dos jovens entre 18 e 24 anos (PNAD 2009) concluem o ensino médio.

Especialistas da área de economia fazem uma relação direta entre a Educação de Qualidade e o Desenvolvimento do país, já que há uma demanda por profissionais bem formados, capacitados em áreas estratégicas para gerir o avanço que o Brasil tem promovido, alterando o mapa dos países que lideram a movimentação econômica mundial.

É de fundamental importância que instituições de ensino tenham como foco a qualidade, por vários motivos:

. no ensino fundamental: para dar uma estrutura – o alicerce – da educação às nossas crianças;

. no ensino médio: para evitar a evasão de alunos e estimulá-los a ingressar no ensino superior;

. no ensino superior: para aquele que faz uma pós graduação tenha acesso ao mercado de trabalho, especialmente em cargos de gestão e comando, liderando a transformação e a inclusão do Brasil no topo dos países economicamente bem desenvolvidos.

Vale lembrar que quando se tem educação de qualidade também se tem uma visão mais ampla sobre a vida, sobre um modo sustentável de lidar com o planeta, sobre caminhos mais harmônicos para si, para a sociedade e para o mundo.