Design de interiores é uma área intimamente relacionada com a arquitetura, e diz respeito ao layout, estrutura e apelo global dos espaços interiores, como quartos e escritórios. É geralmente uma mistura de ambos os elementos estéticos e técnicos. Posicionamento de paredes, inclinação do teto, e tamanho das janelas são alguns dos componentes mais arquitetônicos, enquanto escolhas pisos, carpetes, cor e luminária parcela são algumas das considerações artísticas comuns.
O design é muito mais do que uma simples boa aparência. Em quase todos os casos, sugestões ou modificações devem ser traçadas em um plano de construção geral, que leva em conta elementos técnicos, como a fiação, encanamento e apoio estrutural. As decisões sobre coisas importantes como a posição de paredes, por exemplo, geralmente devem ser apuradas através de um planejamento com um número de diferentes profissionais (arquitetos, engenheiros, empreiteiros, etc.).
O Design de interiores, muitas vezes se cruza com os campos relacionados à decoração de interiores, embora os dois são geralmente considerados campos distintas. Decoradores trabalham principalmente com objetos móveis, como obras de arte, mobiliário e esquemas de cores para criar um certo estilo dentro de um espaço. Pessoas que querem mudar o visual ou sensação de um quarto podem contratar um decorador de interiores para ajudar a traçar um novo visual. Um designer chamado para o mesmo fim olhará mais para a planta e sistema de iluminação do que para a decoração em si.
Muitas pessoas optam por contratar designers de interiores para ajudar a planejar um determinado espaço. Esses especialistas normalmente trabalham em empresas de projeto, embora eles também podem ser contratantes independentes, escritórios e arquitetura, entre outros. Uma vez contratado, os designers vão trabalhar com os clientes para criar ambientes personalizados para maximizar os recursos, como por exemplo o uso da luz natural, e satisfazer uma visão e desejo individuais.