O Brasil começa o ano de 2014 com a corda toda, em poucos meses sediaremos a Copa do Mundo de 2014 e tudo indica que a economia continuará subindo aceleradamente até a sua chegada. Com o olhares voltados para o Brasil, novas oportunidades surgiram durante o evento mais badalado do Mundo e com isso surge a dúvida se o povo brasileiro está preparo para aproveita a demanda?
O professor Luiz Eduardo Gasparetto, dos cursos de Pós em Gestão, postou em seu blog o texto “Somos mesmo um país de empreendedores?“, onde a resposta para a pergunta acima é respondida através de uma pesquisa realizada em todo o mundo que tem como objetivo monitorar dezenas de países e o nível de empreendedorismo. O nome da pesquisa é Global Entrepreneurship Monitor – GEM e em sua última atualização foi registrado que 43,5 dos brasileiros dos entrevistados desejam abrir um negócio próprio, contra 24,7% que preferem uma carreira profissional dentro de uma empresa. O perfil do empreendedor brasileiro é confirmado pelo número siginificativo de 37 milhões de pessoas que estão trabalhando para abrir seus próprio business ou já construíram.
Por um outro lado, Gasparetto alerta que um estudo realizado recentemete alerta que a cada 10 empresas que surgem 6 fecham as portas depois de 5 anos. O que indica que os empreendedores do Brasil possuem muito potencial e energia para abrir a empresa, mas muitos não conseguem sobreviver ao mercado competitivo e de muitas mudanças. As pricipais causas para o fechamento dessas empresas são:
– Falta de planejmaneto estratégio;
– Plano financeiro;
– Mudança no cenário economico;
– Dificildades de gestão dos colaboradores,
– Concorrência altamente competitiva;
– Pesquisa de mercado;
– Segmento do mercado;
– Definição do público.
– Falta de atualização do ramo de atuação.
O professor dá a dica para quem busca sucesso na gestão de um novo negócio ou até mesmo manter sua marca por anos, o curso de Pós Graduação em qualquer área da Gestão em Planejamento poderá ser um fator determinante. A especialização é a melhro maneira de manter-se atualizado junto ao mercado.