O Engenheiro Civil e o mercado de trabalho

A construção civil tem com ofício todas as construções urbanas e seus planejamentos, tais como a elaboração de esgoto, redes de água, casas, ruas, avenidas, rodovias e edifícios. O profissional responsável por todas essas obras é o Engenheiro Civil, que projeta, gerencia e executa.

O trabalho do Engenheiro Civil é calculado milimetricamente com os materiais a serem usados, utilização adequada de mão de obra e planejamento de estrutura da obra. Além de acompanhar todas as etapas da construção ou reforma, o engenheiro civil realiza a análise e mecânica do solo, vários estudos referentes aos tipos de fundação, o cálculo da quantidade de material, determina o prazo que a obra levará para ficar pronta e conhece a circulação das águas subterrâneas e a influência da luz solar.

Confira algumas áreas de atuação do Engenheiro Civil:
– Construção Urbana: Planejamento e construção de edifícios comerciais e/ou residenciais;
– Transportes: Planejamento e construção de estradas, aeroportos, ferrovias etc.;
– Hidráulica: Planejamento, projetos e construção de barragens, açudes, canais, entre outras.

O Brasil é um país que precisa de mais Engenheiros qualificados no mercado de trabalho. Tudo isso se deve a alta visibilidade que temos por conta da realização da Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), no Rio de Janeiro. Todo um planejamento urbano está sendo pensado para diversas logísticas que estão por vir e além de obras como: Metro, estádios e novos acessos em rodovias. 

Visto que o mercado de engenharia no Brasil está aquecido, o “Mundo” observa e analisa futuros investimentos em uma economia extremamente aquecida.