O licopeno é um composto antioxidante presente em várias frutas e legumes. Dentre os exemplos de alimentos que contêm licopeno estão: tomate, grapefruit (laranja vermelha), goiaba, mamão e melancia. Os benefícios do licopeno têm a ver com o impacto no corpo de uma forma geral, por exemplo, ajuda a neutralizar os radicais livres em doenças do coração, ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL (ruim), melhora a saúde da pele, diminui a probabilidade de ocorrência do câncer.
Os radicais livres são necessários para fins de metabolismo energético e para o funcionamento do sistema imunitário. Se houver excesso de radicais livres presentes no interior do corpo, os radicais livres em excesso atacam as células saudáveis , em particular as proteínas e os lipídios da membrana, levando a várias doenças. Uma das vantagens do licopeno é que ajuda na neutralização de radicais livres envolvidos na doença cardíaca.
Outra das vantagens de licopeno é que ele decompõe a lipoproteína de baixa densidade (LDL), que por sua vez reduz o risco de doença cardíaca. Normalmente, os indivíduos com níveis elevados de colesterol não têm uma quantidade suficiente de enzimas do fígado para quebrar o colesterol LDL. O Licopeno beneficia tais indivíduos, pois pode ajudar a diminuir os níveis desse colesterol LDL.
A melhoria da saúde da pele é outro benefício que o licopeno oferece. Por exemplo, diariamente, as pessoas são normalmente expostas aos raios UV do sol. Conforme as pessoas envelhecem, isso tem um preço sobre a pele, pois manchas e rugas podem ocorrer com maior propensão. O licopeno beneficia a pele, pois limita os danos causados pelos raios UV e radiação.
Atualmente, o benefício mais falado do composto é sua atividade anti-câncer. Por exemplo, os médicos descobriram que o tomate pode interromper o crescimento das células de tumor na mama e evitar a disseminação de tumores. Além disso, os pesquisadores descobriram que o licopeno ajuda a impedir o aparecimento de certos tipos de câncer, como o de próstata.