Marketing Desportivo
Rita Alves
 
“O esporte virou a maior indústria do entretenimento.” é o que afirma o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, também comentarista esportivo do canal ESPN.

O mundo dos esportes é responsável por movimentar bilhões de dólares anualmente em todo o mundo, atraindo um grande número de patrocinadores, que enxergam a popularidade e a repercussão na mídia, como meios de divulgação e propaganda de seus produtos ou serviços.

A partir de então, o esporte deixa de ser somente entretenimento e vira também negócio. Nesse contexto, o Marketing Esportivo é visto como uma alternativa para empresas que buscam atingir seus consumidores.
 
O Marketing Esportivo é uma forma de aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de esporte (times, ligas, eventos entre outros) e também aos produtos não esportivos mas que, de alguma forma, tem associação com o esporte (bebidas, serviços de telefone de longa distância e outros).
 
O avanço das tecnologias digitais e a evolução das instalações colocam o produto esportivo (aquele a ser vendido) em um novo patamar e permitem ao público intensificar a sua experiência de consumo.

O resultado é a amplitude cada vez maior da cobertura da mídia:o Superbowl, jogo final do campeonato de futebol americano da NFL, atraiu sua edição de 2013 uma audiência ao redor do mundo de aproximadamente 164 milhões de pessoas para um evento que vai além do esporte em si.
 
No Brasil, o marketing esportivo vem crescendo nos últimos anos,devido às ações  de mercado voltadas para o esporte advindo do fato deste promover determinado produto e/ou serviço de forma implícita ao consumidor, tornando-o parte do ambiente e não roubando a cena do foco principal, que é o evento esportivo em si.
 
Os objetivos do marketing esportivo visam aumentar o reconhecimento público, reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos específicos do mercado, combater ou antecipar-se a ações da concorrência, envolver a empresa com a comunidade, conferir credibilidade ao produto com a associação à qualidade e emoção do evento.
 
A aplicação do setor possui uma ampla variedade de oportunidades para os  profissionais do marketing esportivo incluindo relações com jogadores, times, clubes, ligas, empresas, meios de comunicação, fabricantes de equipamentos esportivos e agências de relações públicas. 
 
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Fontes:
BERTOLDO, C. P. Marketing esportivo: o esporte nas estratégias empresariais. São Paulo: Umesp, 2004.
CORRÊA; W. C. S.; CAMPOS, K. G. S. B. Marketing esportivo como estratégide incremento na construção e consolidação da marca, 2008.