Um profissional de design de interiores é responsável por idealizar, desenvolver e reformar espaços internos, em ambientes residenciais ou comerciais, de forma adequada e prática. Ele é capaz de analisar um ambiente e definir a melhor maneira de aproveitar o espaço, a luz e as cores para compor um ambiente útil, cômodo e agradável. Ele também tem a possibilidade de atuar com desenho e modelagem de móveis, decoração e paisagismo, projeto de ambientes, gerenciamento de projetos e outros nichos da área.

O designer de interiores, diferentemente do arquiteto, possui foco de atuação exclusivamente voltada para ambientes internos e elementos de composição, enquanto o profissional de arquitetura dedica-se ao planejamento e à execução de edificações. Por outro lado, algumas pessoas confundem-se quanto à função de cada um, já que ambos são capacitados em desenho artístico, técnico e arquitetônico.

Essa é uma área de atuação para pessoas criativas que gostam de inovação, soluções práticas e opções sustentáveis. Espera-se que esse profissional seja versátil para atender aos mais diversos clientes, gostos e estilos usando recursos de baixo impacto ambiental, tendo em vista que a sustentabilidade é a principal tendência na atualidade.Outra vertente em alta é o aproveitamento de pequenos espaços, que transforma um único ambiente em um cômodo multifuncional. Muitos profissionais destacam-se na área criando técnicas, estilos e conceitos próprios, como uma marca pessoal, para se tornar referência. Por isso, a inventividade e a criatividade são características indispensáveis nessa área.

Levando em conta a recuperação de uma recente crise econômica, que levou muitos profissionais a se adaptar para se manter em atividade no mercado, acredita-se que o ano de 2019 esteja sendo favorável a uma expansão mercadológica nas áreas de design de interiores, arquitetura e engenharia. O cenário oferece boas oportunidades em diversos segmentos relacionados à grandes e médias empresas interessadas em projetos de ambientes corporativos, consultoria de projetos e planejamento mobiliário.

A diversidade de áreas de atuação é um ponto positivo que abre caminhos e possibilidades e facilita a inserção do profissional recém-especializado ao mercado de trabalho. Para aqueles que buscam liberdade em uma carreira autônoma, a possibilidade de empreendedorismo também é grande para aqueles com experiência prévia na área.

Você é profissional de Design e deseja se destacar no mercado de trabalho com uma especialização? Conheça o curso de Pós-Gradução de Design de Interiores da Pós Estácio!

 

Leia também:

Técnicas de design de interiores podem ajudar a aliviar o calor em sua casa

Iluminação: o diferencial em um projeto de Design