O método Pilates e o seus princípios


Os principais objetivos do Método Pilates é fazer com que o corpo humano ganhe alinhamento corporal, flexibilidade, fortalecimento muscular , equilíbrio e concentração. Porém, são inúmeros os benefícios que isso poderá gerar para a saúde física e mental. Estabelecendo uma conexão entre o consciente corporal, postura e respiração, o praticante encontra no método pilates uma forma de auto estabelecer consigo mesmo.


“O controle da respiração ofertado pela prática do Pilates permite abrandar a ansiedade, auxiliando no autoconhecimento e na estabilidade emocional, sendo um importante aliado para aplacar o estresse cotidiano”, comenta Ticiane Cruz, professora do curso de Pós em Método Pilates.

Para entendermos como podemos chegar ao entedimento do corpoe adquirir confiança perante ao Pilates, montamos 3 príncipios básicos da prática:

– Controle da Respiração: 
Trabalhar a respiração em cada movimento do Pilates é fazer com que o seu corpo sinta a renovação do ar, ganhe uma boa oxigenação no sangue e crie um controle sobre o meio ambiente. Controlando sua respiração você pode ajudar a tratar ou aliviar doenças respiratória, como a asma. 

– Concentração: Concentra-se é ter o domínio da situação, alinhando o corpo e mente e transformando assim o pensamento em movimento de execução do exercício.


 Movimento/ Fluidez: Todos os exercícios são realizados de forma fluida, como um longo passo de dança. E se apresenta tanto mentalmente como fisicamente no controle dos movimentos relacionando-os com o encerramento de um exercício e o início do próximo, tendo por consequência uma aula sem pausas.


– Centro de força: Também conhecido por “casa de força”, é composto por um conjunto de músculos (abdômen, lombar, quadris e glúteos) que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Toda energia essencial á produção dos exercícios se inicia nela e corre para as extremidades, sendo complementada pela respiração que auxilia no fortalecimento da musculatura.