O papel da Enfermagem Obstétrica no auxílio às gestantes


Postado:


Durante todo o processo de gravidez e, mais ainda, quando a mãe está prestes a dar a luz, dúvidas são comuns dentre as mulheres. "Qual profissional pode me auxiliar?", "Quais procedimentos devem ser realizados?", "Quais cuidados devo ter no início da gestação?": estes são apenas alguns dos questionamentos.  Neste sentido, o enfermeiro especializado em obstetrícia é habilitado para conduzir o parto de forma integral, acompanhando a mãe durante as etapas de pré-natal, no parto e no pós-parto. 
 
Em tempos onde a discussão sobre o parto humanizado (que prioriza o parto sem procedimentos desnecessários ou invasivos praticados) adquire relevância no debate público, a figura do enfermeiro da área de obstetrícia está em alta no campo da saúde. Não é para menos, pois este profissional acompanha a mulher durante os 9 meses de gestação. É uma presença que se faz através de verificação de exames, alterações do organismo durante o parto, além de, na reta final, também atuar na verificação das contrações e das dilatações da mulher. 
 
Por isso, para o nascimento acontecer da maneira mais tranquila possível, evitando quaisquer problemas à saúde da mãe e do bebê, é preciso que a mulher seja respeitada, garanta o seu bem estar e  participe de todas as decisões. Sendo assim, a figura de uma enfermeira qualificada é importante e significativa nesse período delicado, de muitas transformações, para que a mãe se sinta segura e confortável. 
 
O atendimento envolve não só a parte técnica e física, mas o apoio psicológico também. A gestante precisa ser acolhida. Após o nascimento da criança, exames clínicos completos e orientações à mãe sobre os primeiros cuidados, também são funções desempenhadas pelo enfermeiro obstetra. 
 
-----------------------------------------
 
Se você se interessa por esta área e não sabe onde buscar uma especialização, confira o curso de pós-graduação presencial em Enfermagem Obstétrica da Estácio. Algumas turmas já estão confirmadas. Faça a sua inscrição e aproveite o aprendizado! 
 
Verifique informações também do curso de Nutrição Materno-Infantil, se o seu campo de atuação é a Nutrição, e saiba como auxiliar a gestante, por meio de tópicos como Alterações Fisiológicas induzidas pela Gestação e Desenvolvimento Fetal, Aspectos Gerais e Alterações Metabólicas e Nutricionais da Gestação, Avaliação Nutricional e Prescrição Dietoterápica da Gestante. 
 
 
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019